A regra é: dificultar
No Brasil as coisas andam para trás. Sempre foi assim e sempre vai ser. A regra do governo para todas as coisas é dificultar. A começar pelos impostos que pagamos: ICMS, PIS, COFINS, IPI, II... Vai comparar com o que o povo dos Estados Unidos paga, vai. Aqui, como se não bastasse pagar todos esses impostos, paga-se duas vezes, por que uma só não é o suficiente para permitir que os ministros e deputados aumentem seus salários.

A gente vai levando, vai levando, mas tem uma hora que cansa. Vontade de sair do Brasil é o que não falta. Mesmo sabendo que as coisas lá fora não estejam em seus melhores momentos, o ruim pra eles é melhor que o nosso bom. Só o fato de o governo pelo menos tentar fazer alguma coisa para melhorar a vida do cidadão já vale mais do que essa corja de inúteis analfabetos mercenários e egoístas que temos nos altos cargos nacionais, estaduais e municipais. E isso não é só para os políticos não. É no geral. Autoridade no Brasil é tudo igual. Se não for o uniforme, é o nome do cargo que dá ao sujeito poder e confiança para fazer o que bem entende, simplesmente ignorando que há uma nação que depende do seu serviço. Polícia, político, diretor de escola, guarda de trânsito. É tudo a mesma coisa. Tudo a mesma porcaria!

É muito triste não podermos contar com as autoridades brasileiras. Vou usar como exemplo uma importação. Para cada item que você importar, é preciso (e se vire para conseguir) fazer a classificação fiscal. Isso nada mais é do que pesquisar em uma lista de trocentas páginas, qual o número de oito dígitos que te confunde do primeiro ao último. Há diversas interpretações para cada produto. Um motor de máquina pode ser classificado como um motor de máquina ou um motor que faz parte da máquina tal. E se o fiscal da Receita Federal resolver que não gostou da sua classificação, multa. São R$ 500 por cada classificação errada. Ah, mas pra resolver isso é simples: consulta a Receita Federal para fazer a classificação corretamente. Certo. O primeiro que conseguir isso me avisa. Ou seja: não te ajudam em nada, mas se você fizer errado: multa.

É fácil trabalhar assim. Como se não bastassem os impostos, ainda cobram multa. Custa ajudar um pouco? Por que é que no Brasil as coisas são tão difíceis?! Irrita! A gente rala, trabalha, perde tempo, paga tudo em dia (e não é pouca coisa) e só encontra barreira pela frente. Enquanto isso, os safados dos ministros e dos deputados, votam o aumento salarial (para mais de R$ 20 mil por mês). Pode uma coisa dessas? Enquanto isso eu fico passando em buraco na rua, cruzo com criança de rua no semáforo, pego fila na hora da vacinação, não encontro leito em hospital público, vejo gente perdendo tudo e morrendo de fome por causa de uma chuva. É triste. É muito triste ser brasileiro!