Mudou. Simples assim!
Tudo bem que uma repartição pública resolva alterar normas ou condutas de trabalho. Também não vejo problema se, mesmo não havendo mudanças no executivo municipal (refiro-me à reeleição do Sr. Alex Boscaini), algumas secretarias sejam transferidas para outra sala. Tudo bem desde que essas mudanças não prejudiquem a população. Com os fatos que vou relatar a seguir, no entanto, o prezado leitor poderá concluir comigo que a prefeitura do nosso município não se preocupa muito em prejudicar a população.

Voltemos a dezembro de 2008. Foi quando entrei com um pedido de desmembramento de terreno na Secretaria de Planejamento Urbano. Era fim de ano, tínhamos as festividades de 2009 bem próximas e, claro, eu não tinha pretensão de ter minha solicitação atendida antes de 25 de janeiro. Mas já passamos de 25 de maio e eu ainda não consegui efetivar o desmembramento requerido em dezembro! É aí que entra a falta de preocupação com aquele que paga rigorosamente todos os impostos em dia.

É muito cômodo um secretário sentar em seu gabinete, ordenando uma corja de estagiários e funcionários despreparados e incompetentes, e dar de ombros para o resto. Vai ver não é problema dele. Pois é, senhor secretário! E avise ao excelentíssimo Prefeito que os seus problemas são dele também.

Cinco meses. Como pode uma secretaria municipal levar tanto tempo para resolver um processo? Custa analisar direito os documentos e dizer de uma vez se está tudo de acordo ou se há alguma pendência? Pelo visto em Viamão custa! Diz que sim ou que não, mas não enrola! Tive que ir ao balcão em busca de respostas uma dúzia de vezes. Sempre me diziam que este ou aquele documento deveria ser providenciado e anexado ao processo. Preenchida a lacuna, eu ia novamente até a secretaria em busca de uma posição. Outra vez era preciso documentos para que fosse dado andamento. Passaram-se mais de cinco meses. Durante todo esse tempo eu é que tive que buscar resposta da Secretaria. Não recebi nenhuma ligação me dando retorno, solicitando algo que tenha faltado ou dando uma resposta objetiva. Tudo isso por que em Viamão deve custar muito fazer as coisas com mais dedicação (ou boa vontade, ou competência) logo no início de um processo para que os problemas sejam sanados todos de uma vez.

Na quarta-feira, 27, fui comunicado que alguma coisa mudou na Secretaria e que meu processo não precisava ter passado pela Prefeitura para ser concluído. Simples assim. E os meus cinco meses eu recupero aonde, senhores Secretário e Prefeito?! Não venham dizer que desta vez será pretensão da minha parte aguardar uma posição mais ágil, é o mínimo que eu posso esperar já que ajudo a pagar seus salários!