Transtornos à vista
Eu bem que pedi explicações. Mas, mostrando ser praxe da administração dessa cidade, ninguém me respondeu. Então será que algum dia vou entender o que estão fazendo com o trânsito do nosso município? Viamão tem tantos carros assim, tanto trânsito a ponto de justificar mudanças catastróficas na organização das vias públicas?

Cada vez que chego ao Centro de Viamão fico inconformado com as novidades que estão por vir. Estou me referindo às alterações no trânsito que terão início na semana que vem. Avenida que ia e vinha, agora só vai ou só vem. O canteiro central vai continuar lá, vá entender! Rua que descia e subia, agora só sobe, ou só desce. Não acredito que para a Prefeitura Municipal desta cidade isso seja sinônimo de organização. Isso vai ser um caos, vai gerar transtornos que nossos administradores não calcularam. Não vai ser mais prático em nada. Agora, de modo geral e na minha opinião, o cidadão terá muito mais trabalho para circular motorizado pela cidade. Para chegar em casa, por exemplo, terei que andar três quadras e meia a mais do que ando atualmente.

Não consigo entender! E a Prefeitura, mesmo eu – e você também, cidadão – ajudando a pagar os salários dos servidores, não demonstra preocupação nenhuma em explicar. Todo esse circo para alterar as vias de acesso e adjacentes da cidade, e a negligência à manutenção delas vai continuar? Quer dizer que ao invés de passar por duas vias esburacadas (que às vezes não possuem sequer paralelepípedo) para chegar em casa eu terei de passar por cinco ou sabe-se lá quantas? Orçamento para pendurar placas de sinalização pelo Centro da cidade tem, mas para pavimentar decentemente a Bento Gonçalves, e as ruas do entorno não tem? E o Caminho do Meio, vão me dizer que é problema do Estado?! Não adianta nada ir até Brasília, como fez no fim do ano passado, pedir para que dupliquem o Caminho do Meio, se a única pista que deveria existir, é a cópia do terreno lunar - cheio de crateras!

Acho que está faltando elencar prioridades, senhor Prefeito. Convido-lhe a dar uma volta de ônibus pela cidade. Conhecer as vias às quais me refiro, seus buracos, a ginástica que a população faz todos os dias. Percorra com o seu carro as ruas do Khrae, da Santa Isabel! Vá até Porto Alegre pelo Caminho do Meio. Vá fazer uma reclamação na CEEE. Esses são apenas exemplos do circuito de rali que temos em Viamão! É isso que vossa excelência chama de rua? Por favor, tome vergonha! Será mesmo que este governo se preocupa com o cidadão? Ou só com a “cara” que a cidade vai ter com a nova sinalização?

Qual será a pretensão dos nossos poderes Executivo e Legislativo com essas mudanças? As eleições esse ano nem são para Prefeitura ou Câmara de Vereadores. Isso torna ainda mais difícil minha compreensão. Apesar de que, nesse jogo político, deve haver algum interesse ligado às nossas ruas e avenidas.

Aos moradores, assim como eu, resta dar a volta na quadra para chegar em casa, ouvir a batucada dos ônibus, fortalecer a estrutura de nossas casas para que a trepidação gerada pelas vias mau pavimentadas não as faça ruir. Aliás, provavelmente para chegar ao meu local de votação, em outubro próximo, terei de aprender um novo caminho. E não se preocupem, administradores, nas eleições de 2012 é a vez de vocês e eu vou lembrar o que estão “fazendo” por mim.

Por falta de espaço no veículo onde foi publicado este artigo, não foi possível falar sobre o aumento do fluxo de veículos em frente ao hospital da cidade, da quantidade de pessoas que serão prejudicadas pela alteração no itinerário dos ônibus, das dificuldades que empresas que precisam transitar com veículos pesados pelo Centro da cidade irão enfrentar...